quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Olha para o relógio

Olha para o relógio. Só tem olhos para o relógio. Acabou a hora do almoço, continua o expediente. Olha para o computador. E tem um relógio. Olha para o telefone. E tem um relógio. Olha para o painel do automóvel. E tem um relógio. Olha para a reunião em atraso, o compromisso perdido. E tem um relógio.

Olha para o amor dedicado, a amizade construída, o domingo alegre, o encontro em família, a busca do sonho, a paixão conquistada, o caloroso abraço, a viagem de férias, o lanche da tarde, o bolo da avó, o aniversário no play, o porta-retrato, a brisa na praia, o pique-pega, o pique-esconde, a história do tio que nasceu na Polônia. E tem um relógio.

Você tem três segundos para tirar a diferença. Você tem cinco minutos para comer um salgado. Você tem quinze minutos para me esperar na portaria do prédio. Você tem quatro horas para fazer a prova. Você tem doze horas para aguardar o avião. Você tem sete dias para tirar férias. Você tem dois dias para preparar sua roupa. Você tem quatro meses para mudar este quadro. Você tem nove meses para esperar a criança.

Quem vai correr na contramão do tempo? Quem vai ser contra a mão do tempo? Quem é que dita o tempo? Quem é que escolhe o tempo? Por que se há de fazer tudo dentro desse tempo?

Olha para o relógio. Só tem olhos para o relógio. Acabou o ano, continua a vida. Dez, nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três, dois, um. Olha para futuro. E tem um relógio. Olha para o vizinho. E tem um relógio. Olha para o jornal. E tem um relógio. Olha para o orgasmo. E tem um relógio. Olha para as leis. E tem um relógio.

Olha para as empresas, a economia, o mandato presidencial, a crise americana, o homem no espaço, o bolso vazio, a fila do emprego, a fila do ônibus, o centro da cidade, o centro do universo, a operação complicada, a sala de espera, a carreira escolhida, o prazer conquistado, a beleza do corpo, a beleza da alma, a felicidade eterna. E tem um relógio.

Você tem três milênios para trazer um messias. Você tem cinco séculos para devastar um continente. Você tem quarenta anos para lançar um satélite. Você tem dez anos para quebrar um recorde. Você tem doze meses para recriar a floresta. Você tem cinco meses para despoluir o lago. Você tem duas semanas para mudar o comportamento. Você tem nove dias para vencer o jogo. Você tem uma hora para gozar como nunca.

E aos vinte, quarenta, setenta, noventa anos? O que teremos feito? Aonde teremos chegado?

Mensagens urbanas

Sobre o post Mensagens, publicado no dia 14 de dezembro, o leitor Rodrigo Mansur escolheu a sua frase preferida, justificando:

– Sem dúvida, é “Sorria! Você Está Sendo Filmado". Mais do que um eterno lembrete da solução Big Brother contra a violência urbana, esta mensagem apresenta um profundo sentido. O aviso de que estamos sendo filmados pode ser entendido como um reforço coletivo à consciência individual. Se tivéssemos a consciência de que estamos sendo vistos constantemente, com certeza levaríamos uma vida muito mais consciente, muito mais regrada, muito mais simples, muito mais tranquila... muito mais... muito mais... muito mais sem graça! – Rodrigo completou:

– O comando "Sorria!" nos lembra da necessidade diária de enfrentar os obstáculos cotidianos com sentimentos positivos, tal qual o best-seller de auto-ajuda "O Segredo", só que muito mais resumido. Quase um Profeta Gentileza em versão de bolso.

Post Anterior

Se a imagem de uma pessoa aparece no jornal ou na TV, possivelmente teremos a curiosidade de procurar saber de quem se trata. É famosa? Faz novelas? Descobriu uma fórmula secreta? Cometeu um crime? Salvou uma vida? Ganhou dinheiro?

Pois a foto do post anterior é de um edifício que nada tem de especial. Não se justificaria não fosse o fato de eu tê-la em minha coleção de imagens. Está aí por ser um prédio (e ter janelas, diga-se), entre tantos. Por eu considerar hora de destacar algo cuja característica mais marcante é, simplesmente, ser anônimo como a maioria. E nem por isso desinteressante.

São janelas de um prédio da rua Alcindo Guanabara, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro. Foto de outubro deste ano.

Boas Festas

Boas Festas a todos!!! Feliz Natal, Feliz Chanuká!!! Muitas alegrias e conquistas no próximo ano!

Nenhum comentário: